Vendas pelo Instagram: como vender mais imóveis pela plataforma?

Usar o Instagram para ganhar mais visibilidade para uma marca é o básico para uma empresa, mas e se você pudesse potencializar esse canal?
Vendas pelo Instagram: é possível impulsionar a venda de imóveis na plataforma?

Veja a seguir:

Se utilizar o Instagram para realizar vendas já era uma tendência, após a pandemia ela se tornou ainda mais vital, principalmente para imobiliárias e corretores de imóveis. As pessoas passam horas navegando pela plataforma, e utilizam ela para pesquisar assuntos que estão interessadas.

Sendo assim, corretores e imobiliárias começaram a utilizar ainda mais o Instagram para divulgar os imóveis na pauta e dialogar com o público. A sua imobiliária faz isso?

Se o seu negócio ainda não faz, nós vamos te explicar o que deve ser feito; se ela já utiliza a ferramenta como estratégia, te explicaremos como impulsionar as vendas.
Continue acompanhando.

Mas, primeiro, por que investir em vendas pelo Instagram?

Mas, primeiro, por que investir em vendas pelo Instagram?

O Instagram está entre as 4 redes sociais mais usadas no Brasil, com 95 milhões de usuários e vem ganhando cada vez mais adesão. 

É uma ferramenta que conta com o compartilhamento de fotos e vídeos, uma ótima forma de estratégia para imobiliárias, afinal nada como aproveitar boas fotografias dos imóveis para atrair interessados, não é? 

Além disso, a rede social permite a segmentação de conteúdos e oferece possibilidades para que você mensure as ações aplicadas.

Com os dados acima, entendemos que os consumidores acompanharam a transformação digital e sofreram mudanças de comportamentos. 

Ou seja, vemos um novo perfil de consumidor com características bem marcantes, como um grande nível de exigência, domínio do meio digital e fácil acesso às informações. 

Portanto, nada mais justo do que aproveitar o Instagram em favor da sua imobiliária, certo? 

E como aproveitá-la? Abaixo separamos algumas dicas que devem ser implementadas; confira.

Tenha um perfil comercial

Por mais simples que essa dica seja, uma conta comercial sempre passa mais credibilidade. 

Além disso, com uma conta comercial você conseguirá tirar diversos dados sobre engajamento, alcance e outras métricas dos seus posts. 

Lembre de criar uma bio resumida, mas eficiente, com um link direto para o seu site.

Você pode mudar a sua conta para comercial acessando as configurações da própria plataforma. Durante a transição, o Instagram pedirá a você algumas informações adicionais, responda-as e você estará pronto para usufruir da sua conta comercial. 

Quais são as vantagens de ter um perfil comercial?

Análise de métricas

Quais são as vantagens de ter um perfil comercial?

Como todo negócio, você deve fazer a análise de métricas. Só assim você entenderá como seu perfil está performando. O Instagram metrifica alguns quesitos, como: respostas dos usuários sobre seus stories, alcance, impressões, atividade, cliques, publicações salvas pelos usuários e dados demográficos. Entenda cada um deles:

Respostas dos usuários em stories

Saiba quantas pessoas interagiram com os seus stories ativamente. Essa métrica pode dar uma noção de quantos os seus stories estão engajando e quais temas geram mais respostas.

Além disso, por meio desse contato mais próximo com o público, você também consegue saber algumas questões primordiais, como:

  • Dúvidas que podem ser abordadas nos stories ou publicações;
  • Engajar mais as pessoas que têm interesse na sua imobiliária;
  • Explorar diferentes formas de mídias e encontrar aquela que melhor corresponde ao público alvo da sua corporação.

O Instagram é uma ferramenta que te gera muitas possibilidades para entender melhor a persona da sua imobiliária e atender as necessidades, gerando cada vez mais leads qualificados.

Alcance e impressões

Muitas pessoas acabam confundindo o alcance com as impressões, porém diferenciá-los é simples!

Enquanto o alcance representa o número de pessoas que visualizaram o que você publicou, tanto em stories quanto no feed, as impressões representam o número de vezes que o mesmo post foi visualizado pelos usuários.

Essas duas métricas também são importantes para o tráfego pago da sua imobiliária. Entenda um pouco mais sobre o assunto visitando nosso post sobre ele.

Atividade

Quanto tempo os seus seguidores passam no Instagram? Qual horário eles estão mais ativos? A métrica de atividade do usuário irá ajudar você a responder essas questões.

Cliques no link da sua bio

Ao colocar o link na bio, questiona-se se essa estratégia está mesmo sendo produtiva. Com a análise de cliques na bio, você entenderá se o seu Instagram está realmente direcionando pessoas para a sua página.

Publicações salvas

À medida que você sabe quais publicações foram salvas pelos seus usuários, você entenderá os temas que mais atraem os seus seguidores.

Isso pode servir como guia para você criar outras postagens sobre temas que dialogam com aqueles, sobre quais perfis de imóveis chamam mais atenção e adicionar essas informações à sua estratégia. 

Dados demográficos

Em que cidade ou região estão os seus usuários e, sobretudo, os mais ativos? Qual a idade deles? Gênero?

A partir do momento que você sabe dessas informações, você pode segmentar ainda mais quais imóveis publicar, qual a melhor forma de comunicar com seus seguidores e ainda servirá como base para a sua estratégia de tráfego pago.

E caso você ainda não saiba como fazer tráfego pago para o seu negócio, nós disponibilizamos um curso totalmente gratuito. É só clicar no banner abaixo. 

Dicas para movimentar o Instagram de sua imobiliária!

Confira abaixo algumas dicas interessantes para que você consiga movimentar o Instagram da sua corretora de uma forma ainda mais assertiva e que realmente impacte seus possíveis leads.

1 – Divulgue um conteúdo relevante

Alugar e comprar um imóvel costumam ter processos mais longos e que envolvem diversas etapas e decisões. 

Por isso, é importante entregar conteúdos relevantes para o seu público, fazer o visitante lembrar da sua imobiliária e mostrar que você sabe do que está falando. 

Que tal criar um calendário com um determinado número de posts por semana e com temas já definidos? 

Isso vai ajudar a manter a organização, a constância de posts e, consequentemente, o engajamento. 

  • Dica 1: fique de olho nos dados que a sua conta do Instagram traz sobre o seu público, como gênero, idade e picos de horários; 
  • Dica 2: como o Instagram é uma rede social muito visual, que tal apostar em boas fotos de imóveis em lançamento, tendências de decoração e dicas sobre reformas simples?

2 – Poste fotos atrativas

Utilizar imagens dos imóveis com boa qualidade é, sem dúvidas, um dos fatores principais para chamar a atenção de qualquer visitante no seu Instagram.

Mas, além disso, é importante pensar que o potencial cliente está em busca de conhecer bem o imóvel através das fotos para depois tomar a decisão de fazer uma visita. 

Por isso, faça fotos de todos os cômodos, com bons ângulos e lembre-se sempre que uma boa luz faz toda a diferença!

3 – Seja informativo

O Instagram disponibiliza de vários formatos para impactar seu cliente: desde as imagens, stories até os famosos reels (que são os que costumam entregar maior impacto e atrair mais seguidores).

Esse é o seu momento de saber explorar cada um deles com os diferenciais da sua imobiliária.

Por isso, aproveite os stories para mostrar spoilers sobre lançamentos de imóveis, mostrar sobre transações que estão sendo finalizadas ou instigar a participação dos usuários pelas enquetes.

Já o reels te dá uma grande possibilidade de tipos de interação, isso porque os vídeos podem ser interativos, informacionais ou demonstrativos, você que vai escolher!

Portanto, não subestime a possibilidade de expor seus serviços por meio das redes sociais.

4 – Use as hashtags CERTAS

Através das hashtags, você tem a possibilidade de atrair pessoas que buscam o que a sua imobiliária oferece. 

Lembre que é importante fazer uma pesquisa e entender quais as que fazem mais sentido para o mercado imobiliário e também para o público da sua corretora.

  • Dica 1: Não exagere no uso de hashtags e evite usar as mesmas em todas as publicações – o algoritmo do Instagram pode notar e identificar como spam.
  • Dica 2: Evite utilizar muitas hashtags ou aquelas que não estão diretamente ligadas com a sua imobiliária. Isso prejudicará a entrega dos seus conteúdos e o entendimento do algoritmo perante o seu negócio.

5 – Impulsione publicações

A última dica é escolher publicações que trabalhem mais a autoridade da sua imobiliária, ou seja, posts com conteúdos relevantes ou voltados para os seus diferenciais. 

Essa é uma estratégia com custo baixo e, se bem segmentada e criada, pode trazer bons resultados!

Para quem quer trabalhar o marketing na sua imobiliária, vale a pena entender sobre como funciona o funil de vendas. Além disso, confira também 8 erros que fazem sua imobiliária perder vendas.

6 – Interaja com o seu público

De nada adianta ter todo esse planejamento, cuidado em atingir as pessoas interessadas em seu produto, porém, não realizar o engajamento correto!

Por isso, não deixe de:

  • Responder os comentários nas publicações;
  • Interagir por meio das respostas inbox;
  • Usar da interação das pessoas para engajar mais pessoas;
  • Aplicar campanhas e sorteios para que novos indivíduos se interessem pela sua marca.

Além de ações que você mesmo pode julgar interessantes para aplicar dentro da sua rede social da imobiliária. Lembre-se que o céu é o limite.

7 – Mostre seus produtos

O Instagram é uma vitrine virtual, por isso, mesmo com toda a entrega de conteúdo relevante e cuidado para engajar o cliente, é primordial mostrar o que a sua imobiliária oferece também.

Mesmo que isso seja feito de uma forma sutil ou mais aberta, mostre com transparência como funciona o atendimento da sua corretora.

Explore as dúvidas mais comuns que as pessoas possuem, conte mais sobre a equipe, quais são as especialidades de cada pessoa e muito mais.

Além disso, é legal mostrar o dia a dia e até como é feito o atendimento em todos os processos existentes, conquistando os leads, independente de qual fase de compra eles estejam.

8 – Aposte em parcerias

Chamado também de marketing de influência, com ela você faz o contato com influenciadores da sua cidade ou região, falando mais sobre sua imobiliária e os serviços oferecidos.

Nesse caso, é legal que essa propaganda seja feita de uma forma mais humanizada e não tão forçada, portanto, é primordial saber escolher com cuidado quem será o seu “representante” fora da corretora.

Por meio dessa ação você consegue trabalhar a “prova social”, onde alguém externo pode expor seu trabalho de forma positiva, conquistando assim novos leads. 

Ah, mas tenha em mente que você precisa de influenciadores que tenham a ver com o seu nicho, caso contrário, não fará sentido para ambos os lados, principalmente para o público alvo que você deseja atingir.

Anote todas essas dicas e aplique-as em seu negócio para tornar-se visto pelo seu público de maneira efetiva. 

Agora, se você quer captar mais imóveis, de forma rápida e sem perder mais tanto tempo ou dinheiro, conheça as soluções da Captei: Captação Ativa e Marketing de Indicação.

Até a próxima!

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