8 erros que fazem sua imobiliária perder vendas

8 erros que fazem sua imobiliária perder vendas
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Toda imobiliária quer vender mais para melhorar os resultados, certo? Mas antes de dar esse passo importante, é preciso olhar para dentro e entender quais os erros comuns que fazem sua imobiliária perder vendas e consertá-los.

Como o dia a dia de uma imobiliária é cheio de desafios, às vezes dá a impressão de que desenvolver as tarefas e procurar estar à frente da concorrência parece é praticamente impossível. 

Por isso, hoje trouxemos alguns dos erros mais comuns que as imobiliárias cometem para você ficar de olho e entender como pode resolver para assim começar a investir em melhorias nos processos e desenvolvimento. 

Ter um site mal desenvolvido e não responsivo

Um dos primeiros passos para ter um site bem desenvolvido é pensar em um layout simples e que contenha todas as informações importantes de forma organizada. Sempre tenha uma área para o usuário entrar em contato com sua imobiliária e lembre que ter uma área para o seu cliente também é bem interessante. 

Não esqueça de algo bem importante: seu site DEVE ser responsivo! Você sabe o que isso significa? Que se alguém entra no seu site através de um smartphone ou um tablet, ele deve estar configurado para funcionar nessas dimensões também. Se você não investir nisso, a primeira ação do usuário será fechar o seu site e procurar outra imobiliária. 

Antes de colocar o seu site no ar, teste todas as funcionalidades! Desde as seções, botões, formulário para contato e, principalmente, o motor de busca, afinal, é onde seu possível cliente vai procurar o imóvel que está interessado. 

Divulgar imóveis com imagens de má qualidade

Tanto no seu site, quanto nas redes sociais é importante apostar em imagens com boa qualidade. Nada mais frustrante do que procurar um lugar para ser a sua nova casa e só encontrar imagens ruins, não é?

Vale frisar que atualmente os consumidores estão totalmente adaptados ao meio digital e por isso sites e redes sociais se tornam ferramentas como porta de entrada para atrair clientes. Portanto, nada de imagens de má qualidade! Além de investir em bons equipamentos para fazer as fotografias dos imóveis, há imobiliárias que hoje já apostam no tour virtual. É sempre importante estar atento às novas tecnologias que estão chegando ao mercado imobiliário e que podem facilitar o trabalho de imobiliárias e corretores. 

Ausência de conteúdo para o público-alvo

Investir em divulgação é importante, mas melhor ainda é quando a imobiliária ou o corretor de imóveis apostam na produção de conteúdos relevantes voltados para o seu público-alvo. É preciso se comunicar, afinal os consumidores atualmente prezam por mais do que apenas um vendedor. 

Por isso, que tal oferecer dicas e consultorias? Dividir o conhecimento de mercado com o seu cliente além de proporcionar uma experiência melhor, passa mais credibilidade. Além disso, é importante abusar das estratégias em redes sociais, divulgar os conteúdos pelos canais digitais é uma ótima forma de atração.

Esquecer o follow-up

Vender em qualquer área implica em manter um bom relacionamento com o lead. Mas é comum que corretores e imobiliárias desistam quando o possível cliente desiste de fazer uma visita. Fazer um follow-up aumenta muito mais as suas chances de vender um imóvel, por isso invista nessa técnica. 

Mas o que é o follow-up?

No processo de vendas, é uma atividade que significa conversar com os leads para aumentar as chances de conversão. Para estabelecer a cultura do follow-up na sua imobiliária, é importante comunicar e instruir os corretores a criar um fluxo com uma cadência de contatos com o lead, seja via whatsapp ou e-mail, e personalizar o máximo possível o atendimento, ouvindo o consumidor e atendendo às suas expectativas. 

Mas lembre-se: é importante fazer o follow-up mas sem pressionar demais!

Não pedir indicações

O marketing boca a boca é muito efetivo no mercado imobiliário. Por isso, manter um bom relacionamento com o cliente durante a venda e principalmente depois é super válido! Isso significa que você precisa investir na experiência do cliente, afinal é através dele que você pode chegar a outros prospects.

Não fazer a gestão de pessoas e capacitação da equipe

A gestão de pessoas é um dos grandes desafios das imobiliárias, principalmente porque muitas vezes os corretores de imóveis são autônomos. Com essa falta de elo empregatício entre corretores e empresa, é muito importante estabelecer as regras e deixá-las bem claras para que o processo e a gestão de equipe não se perca. 

Treinar e capacitar todo o time também é importante para manter o propósito, objetivos e metas da empresa alinhados com os colaboradores, respeitando a autonomia de alguns. Aposta em um programa de capacitação, organize e defina datas com o time. 

Não acompanhar métricas

As métricas, também conhecidas como indicadores de desempenho (ou KPIs – Key Performance Indicators), são pontos que devem receber bastante atenção das imobiliárias. Isso porque servem de termômetro para entender se as ações estão performando bem ou não e o quê exatamente deve ser ajustado. 

Então quais métricas uma imobiliária deve focar? Ticket médio, taxa de conversão, taxa de churn, taxa de follow-up e tempo médio para fechar uma venda são algumas das mais importantes!

Não acompanhar as tendências do mercado 

O mercado imobiliário sempre foi um setor muito tradicional e que tem sofrido transformações tecnológicas notáveis recentemente. Sendo assim, vale sempre estar atento ao que empresas, principalmente as startups, têm oferecido ao mercado para inovar mais. Por isso, a dica é seguir os profissionais com maior influência no setor e também estar atento a eventos, premiações e notícias constantemente! 

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