Como iniciar a transformação digital da sua imobiliária?

Transformação digital para imobiliárias
5 minutos para ler

A transformação digital já é uma realidade que vem acontecendo há algum tempo no mercado imobiliário e que se intensificou muito com o momento pandêmico de 2020.

Com tantas inovações tecnológicas disponíveis atualmente, os consumidores se tornaram mais exigentes quanto à qualidade e praticidade de serviços e produtos. Devido a esse cenário, as imobiliárias e os corretores também sentiram a necessidade de se reinventar. 

Mas afinal, o que significa ser uma imobiliária digital?

Buscar por um imóvel levava horas e até dias procurando, através de diversos canais e anúncios, de forma muito manual, além de visitas presenciais e envio de documentos e contratos físicos. Hoje, com a digitalização das imobiliárias, esses processos foram todos automatizados, otimizando o tempo e tornando a gestão muito mais eficiente. E foi graças às plataformas focadas no setor que essa transformação tem acontecido.

Então continue por aqui, vamos trazer alguns dos principais passos para que a sua imobiliária comece a mudança com o pé direito!

Quais são os primeiros passos para a mudança digital?

Comece pela cultura digital

A cultura organizacional é responsável por reunir hábitos, comportamentos, crenças, políticas e valores éticos e morais de uma empresa. Por isso, para que qualquer estratégia ou processo de mudança digital possa ser colocado em prática como um todo, é preciso que a empresa comece internamente. 

A participação do time é extremamente importante nesse processo e é preciso que os colaboradores passem a pensar fora da caixa para criar uma visão diferente do seu negócio. Existem algumas formas de preparação da equipe que podem ser colocadas em prática de forma muito simples, como: propor atividades mais dinâmicas que questionem o que pode ser mudado para otimizar gestão e tempo para alcançar melhores resultados, além de treinamentos que fomentem a transformação digital. Desse modo, a cultura da empresa naturalmente vai se tornando cada vez mais voltada para as pessoas e no desenvolvimento delas, para que haja um crescimento em conjunto. 

Repense as estratégias do seu negócio

A partir do momento que a sua imobiliária está na fase de transição do meio analógico para o digital, é preciso repensar muitas estratégias e recapitular a rota, certo? Afinal, qual o sentido de continuar com um modelo de negócio tradicional se o objetivo final é estar nivelado com as inovações tecnológicas? 

Bom, então por onde começar a implementar novas estratégias? É preciso olhar para todas as suas estratégias e entender o que precisa ser transformado para que você gere valor ao seu potencial cliente e que possibilite fazer de forma mais automatizada para que o time ao invés de ficar sobrecarregado com processos, possa trazer mais resultados e satisfação de clientes. 

Para algumas imobiliárias pode fazer sentido olhar para estratégias que para outras não fazem, mas algumas merecem um foco maior, como: 

  • Ampliar seus canais de comunicação: Se a intenção é se tornar digital, uma das mudanças essenciais é começar a transição de suas comunicações para o meio on-line. Essa é uma forma de se comunicar com um número maior de consumidores e aumentar a visibilidade da sua empresa com menos esforços. É fato que o mercado ainda está se transformando e os canais off-line ainda surtem efeito, mas nada impede que você associe ações on e off, né? PS: Na verdade, essa é a melhor estratégia!
  • Investir em tecnologia: Se você tem ou trabalha e atua de forma mais tradicional, que tal melhorar a sua forma de oferecer imóveis? Atualmente, há diversos softwares que possibilitam isso, como tour digital pelos imóveis, programas de indicações e muito mais. Pesquise o que faz mais sentido para a sua empresa!

Investir em novos meios de relacionamento com o cliente 

Como mencionamos acima, apostar suas comunicações no meio digital é uma ótima estratégia para alcançar mais consumidores com menos esforço. Mas mais que isso, é uma fonte de dados muito importante para a sua imobiliária entender se está satisfazendo as necessidades do cliente, e principalmente como foi a experiência dele.

Criar uma conexão com o seu cliente após uma venda ou locação é muito importante, por isso sempre lembre de fazer pós-venda! Afinal, se você não souber como foi a experiência do seu cliente, não medir a satisfação e não se empenhar em sempre melhorar o seu serviço, como vai saber se está indo pelo caminho certo? Um ponto que fortalece mais ainda essa tese é o estudo da Nielsen que apontou que 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a fonte mais confiável quando se trata da compra de um produto ou serviço. Ainda mais nos dias de hoje, onde é muito mais fácil encontrar recomendações e feedbacks, né?

E isso pode ser praticado de formas bem simples, como estar sempre disponível para o cliente em casos de imobiliárias que fazem o gerenciamento de contrato de aluguel, enviando questionários/formulários para entender as impressões de quem foi atendido. 

Existem muitas formas de realizar a mudança digital da sua imobiliária e a Captei está aqui para ajudar você a tornar esse processo mais simples, seja através da Plataforma de Captação, onde você tem acesso a busca de proprietários ou com o Marketing de Indicação para potencializar a captação por indicações de imóveis. 

Com as nossas soluções você transforma os resultados da sua imobiliária de um jeito rápido e ainda tem mentorias sobre captação com o nosso time! Conheça os nossos planos e peça uma demonstração! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário