Por que ter uma imobiliária digital?

A transformação digital já é uma realidade que vem acontecendo há algum tempo no mercado imobiliário. E na sua imobiliária, como está a digitalização?
imobiliaria digital

Veja a seguir:

A transformação digital já é uma realidade que vem acontecendo há algum tempo no mercado imobiliário e que se intensificou muito com o momento pandêmico de 2020.

Com tantas inovações tecnológicas disponíveis atualmente, os consumidores se tornaram mais exigentes quanto à qualidade e praticidade de serviços e produtos. 

Devido a esse cenário, as imobiliárias e os corretores também sentiram a necessidade de se reinventar. 

Mas afinal, o que significa ser uma imobiliária digital?

Buscar por um imóvel levava horas e até dias procurando, por diversos canais e anúncios, de forma muito manual, além de visitas presenciais e envio de documentos e contratos físicos.

Hoje, uma imobiliária digital tem todos esses automatizados, otimizando o tempo e tornando a gestão muito mais eficiente. 

E foi graças às plataformas focadas no setor que essa transformação tem acontecido.

Então continue por aqui, vamos trazer alguns dos principais passos para que a sua imobiliária comece a mudança com o pé direito!

Quais são os primeiros passos para a mudança digital?

Comece pela cultura digital

A cultura organizacional é responsável por reunir hábitos, comportamentos, crenças, políticas e valores éticos e morais de uma empresa.

Por isso, para que qualquer estratégia ou processo de mudança digital possa ser colocado em prática como um todo, é preciso que a empresa comece internamente. 

A participação do time é extremamente importante nesse processo, e é preciso que os colaboradores passem a pensar fora da caixa para criar uma visão diferente do seu negócio.

Existem algumas formas de preparação da equipe muito simples, como: propor atividades mais dinâmicas que questionem o que pode ser mudado para otimizar gestão e tempo para alcançar melhores resultados, além de treinamentos que fomentem a transformação digital.

Desse modo, a cultura da empresa naturalmente vai se tornando cada vez mais voltada para as pessoas e no desenvolvimento delas, para haver um crescimento em conjunto.

Repense as estratégias do seu negócio

A partir do momento que a sua imobiliária está na fase de transição do meio analógico para o digital, é preciso repensar muitas estratégias e recapitular a rota, certo?

Afinal, qual o sentido de continuar com um modelo de negócio tradicional se o objetivo final é estar nivelado com as inovações tecnológicas? 

Bom, então por onde começar a implementar novas estratégias?

É preciso olhar para as suas estratégias e entender o que precisa ser transformado para que você gere valor ao seu potencial cliente, que ao invés de ficar sobrecarregado com processos, tenha mais resultados, satisfação e resultados. 

Para algumas imobiliárias pode fazer sentido olhar para estratégias que para outras não fazem, mas algumas merecem um foco maior, como: 

Ampliar seus canais de comunicação

se a intenção é se tornar digital, uma das mudanças essenciais é começar a transição de suas comunicações para o meio on-line

Essa é uma forma de se comunicar com um número maior de consumidores e aumentar a visibilidade da sua empresa com menos esforços. 

É fato que o mercado continua se transformando e os canais off-line ainda surtem efeito, mas nada impede que você associe ações on e off, né?

PS: Na verdade, essa é a melhor estratégia!

Investir em tecnologia

Se você tem ou trabalha e atua de forma mais tradicional, que tal melhorar a sua forma de oferecer imóveis? Atualmente, há diversos softwares que possibilitam isso, como tour digital pelos imóveis, programas de indicações e muito mais. Pesquise o que faz mais sentido para a sua empresa!

Investir em novos meios de relacionamento com o cliente 

Como mencionamos acima, apostar suas comunicações no meio digital é uma ótima estratégia para alcançar mais consumidores com menos esforço.

Mas mais que isso, é uma fonte de dados muito importante para a sua imobiliária entender se está satisfazendo as necessidades do cliente, e principalmente como foi a experiência dele.

Criar uma conexão com o seu cliente após uma venda ou locação é muito importante, por isso sempre lembre de fazer pós-venda!

Afinal, se você não souber como foi a experiência do seu cliente, não medir a satisfação e não se empenhar em sempre melhorar o seu serviço, como vai saber se está indo pelo caminho certo?

Um ponto que fortalece mais ainda essa tese é o estudo da Nielsen que apontou que 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a fonte mais confiável quando se trata da compra de um produto ou serviço.

Ainda mais atualmente, onde é muito mais fácil encontrar recomendações e feedbacks, né?

E isso pode ser praticado de formas bem simples, como estar sempre disponível para o cliente em casos de imobiliárias que fazem o gerenciamento de contrato de aluguel, enviando questionários/formulários para entender as impressões de quem foi atendido. 

Vantagens de investir em uma imobiliária digital!

Se você ainda não se convenceu dos benefícios de uma imobiliária digital, listamos abaixo alguns motivos que vão te surpreender e te incentivar a começar a sua quanto antes. Confira!

1 – Automatização e gestão de dados

Uma das grandes vantagens da imobiliária digital é a automatização inteligente e a gestão eficaz de dados. 

Com uma plataforma especializada, é mais fácil criar e entender o perfil do cliente, estabelecer contato e otimizar a presença digital para facilitar a conclusão de aluguéis ou vendas.

Essas plataformas permitem o uso da realidade virtual, otimizando os processos internos e simplificando a burocracia ao preparar documentos e protocolos. 

Elas também aprimoram o engajamento, a gestão e a personalização para o cliente, proporcionando uma catalogação dinâmica dos imóveis.

2 – Relacionamento facilitado com o cliente

A imobiliária digital possibilita um atendimento ágil e estratégico, promovendo experiências cada vez mais efetivas. 

Por meio de plataformas online, os agentes imobiliários conseguem personalizar os serviços com base nos dados fornecidos pelo cliente, facilitando captações e fechamentos de vendas e aluguéis.

O uso de aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, torna a comunicação mais próxima e eficaz, permitindo uma flexibilidade maior para agendar visitas entre proprietários e interessados, além de personalizar o atendimento.

A facilidade na assinatura de contratos eletrônicos é um grande diferencial para evitar processos burocráticos e valorizar o tempo de todos os envolvidos.

3 – Gerenciamento de contratos

A assinatura eletrônica de contratos melhora significativamente a gestão da imobiliária, que podem ser feitos de forma online e muito mais rápida do que no formato física.

Com essa forma de assinatura, as transações são fechadas no conforto da casa do agente imobiliário e do cliente, garantindo a satisfação e tornando os processos mais ágeis.

4 – Redução de processos

O gerenciamento eletrônico dos processos e contratos de venda e aluguel torna o trabalho de uma imobiliária digital mais rápido e eficiente. 

Ao invés de lidar com tarefas burocráticas ou ir a cartórios assinar documentos, tudo pode ser feito por assinatura eletrônica.

Além disso, por meio de um sistema de armazenamento de dados, é possível acessar informações dos clientes, o catálogo de imóveis e os recursos de maneira ágil, aprimorando ainda mais o atendimento de uma imobiliária digital.

5 – Custos reduzidos

Uma imobiliária online oferece diversas vantagens, sendo a redução de custos uma das mais evidentes, principalmente por detalhes como:

  • Menos despesas operacionais;
  • Menos necessidade de espaço físico;
  • Economia em logística e deslocamento;
  • Redução de documentação física.

Em resumo, uma imobiliária online proporciona não apenas conveniência e agilidade nos processos, mas também uma significativa redução de custos operacionais, permitindo uma gestão mais eficiente e econômica do negócio.

A Captei ajuda você a ter uma imobiliária digital

Existem muitas formas de realizar a mudança digital da sua imobiliária e a Captei está aqui para ajudar você a tornar esse processo mais simples!

Seja através da Plataforma de Captação, onde você tem acesso a busca de proprietários ou com o Marketing de Indicação para potencializar a captação por indicações de imóveis, nós temos a opção que você precisa. 

Banner Estratégias de Captação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook - Como parar de perder vendas e locações

Siga nas redes sociais

Veja também

Assine a news Ok, captei!

Melhore a performance, gestão e produtividade da sua imobiliária com nossos conteúdos exclusivos.

Conteúdo relacionado

Veja também