Plataforma de Marketing de Indicação para Imobiliárias

Plataforma de Indicação Captei
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O marketing de indicação é uma forma de profissionalizar a indicação do boca-a-boca utilizado por décadas em praticamente todas Imobiliárias.

Por mais de um ano, falamos com centenas de Imobiliárias e Corretores espalhados pelo Brasil e participamos de diversos eventos do setor imobiliário, que nos fez chegar à seguinte conclusão:

95% deste público já fez, ao menos uma vez, captação de imóvel, de novos proprietários, compradores ou inquilinos, através de indicação do boca-a-boca, e isto não é nenhuma novidade no setor!

Grande parte das Imobiliárias e Corretores já pagaram Indicações como “uma bonificação” ou “um cafezinho”.

Quanto aos Indicadores, é comum se frustrarem por não terem o retorno esperado e até muitas vezes combinado sobre as Indicações enviadas e, pela ótica das Imobiliárias, é difícil conseguir gerenciar seus afazeres diários na correria do dia-a-dia e sendo assim, muitas vezes acabam esquecendo das “bonificações” ou dos “cafezinhos” daqueles Indicadores, combinados ou não.

Comumente os Indicadores são: Porteiros e outros funcionários de prédios ou condomínios, seguranças, ficheiros, corretores autônomos, funcionários das próprias imobiliárias, inquilinos e até mesmo outros proprietários, que utilizam desta técnica para complementarem sua renda. Boa parte deles não possuem ou não tem o costume de utilizar computadores no seu dia-a-dia e, por outro lado, 98% utilizam smartphones diariamente. Outro dado importante é que boa parte desse grupo não utiliza e-mails!

Então como melhorar a performance da indicação boca-a-boca e conseguir gerenciar de forma efetiva todas indicações para ambos os lados?

Foi respondendo a estas perguntas, testando na prática, falando diariamente com imobiliárias e indicadores, conhecendo as tecnologias existentes e também utilizando nossa experiência com desenvolvimento de soluções, que criamos uma plataforma acessível para pequenas, médias e grandes imobiliárias.

E porque as imobiliárias deveriam aderir a uma plataforma para gerenciar o seu marketing de indicação?

  • Redução do CAC em mais de 50% para aquisição de novos clientes
    O custo de aquisição de novos clientes para imobiliárias, colocando na ponta do lápis os custos envolvidos nas aquisições e com o marketing tradicional envolvido, variam de R$200 a R$500 por captação. Com as campanhas de Indicações você pode oferecer recompensas e incentivos variados aos Indicadores, como por exemplo R$100 pela indicação captada e mais algum incentivo após a locação ou venda do imóvel. A indicação dos leads de inquilinos ou compradores de imóveis em linhas gerais são leads mais qualificadas, desta forma o trabalho para fechar um negócio é menos árduo.
  • Gerenciamento das Indicações
    Em uma única ferramenta você gerencia todas Indicações enviadas pelos seus Indicadores. Você pode marcar uma Indicação como captada ou publicada, alugada ou vendida. Também é possível marcar como cancelada e o motivo do cancelamento, dessa forma o Indicador poderá saber porque a Indicação enviada foi cancelada e assim indicar imóveis mais qualificados.
  • Gerenciamento financeiro das indicações
    Na mesma plataforma você vai gerenciar as recompensas devidas pelas Indicações e também configurar o prazo ou a data para pagamento delas.
  • Melhorias e propagação da marca da imobiliária
    Com um programa de Indicação amplamente divulgado pela cidade das mais variadas formas possíveis, as pessoas vão olhar a imobiliária com outros olhos e de forma positiva, e assim, quando precisarem de um serviço de uma imobiliária, irão se lembrar da sua em primeiro lugar.
  • Canal de comunicação direto com Indicadores
    A imobiliária pode enviar mensagens para o aplicativo dos usuários Indicadores informando sobre novas campanhas ou de acordo com a sua necessidade.

E porque os Indicadores vão aderir a sua campanha de Indicação? Aqui vou listar alguns dos principais motivos porque isso vai acontecer:

  • Renda extra
    Em tempos como este de pandemia e até antes disso, renda extra faz parte do dia-a-dia das pessoas. De um jeito ou de outro as pessoas sempre fazem algo para que possam complementar suas rendas. Indicar negócios a partir de um meio simples e confiável, incentiva que façam isso e ainda indiquem outras pessoas para fazerem o mesmo.
  • Transparência entre a imobiliária e o Indicador
    Para as pessoas indicarem imóveis, inquilinos ou compradores é absolutamente necessário que o processo seja transparente e saber o andamento das Indicações, gera confiança e fará com que o Indicador volte a indicar cada vez mais imóveis.
  • Aplicativo mobile para enviar indicações
    Utilizando as tecnologias mais modernas e atuais, nós desenvolvemos um aplicativo PWA (Progressive Web App) altamente personalizável com a identidade visual da imobiliária onde os Indicadores poderão instalar em seus smartphones diretamente pelo site da imobiliária sem a necessidade de ocupar grande espaço em seu aparelho como em aplicativos comuns.
  • Gerenciamento em tempo real das indicações
    Sempre que enviar uma indicação para imobiliária e ela sofrer alguma alteração de status por parte da imobiliária, o usuário recebe notificações no aplicativo, por SMS e até WhatsApp sobre as alterações. No aplicativo, o usuário indicador terá acesso a todo histórico de indicações que enviar.
  • Gerenciamento em tempo real das recompensas
    Sempre que uma indicação for captada, locada ou vendida, de acordo com a campanha que a imobiliária configurar, será gerada as recompensas devidas automaticamente para os indicadores que vão receber os avisos pelo aplicativo e poderão gerenciar cada uma unitariamente com as datas previstas para os respectivos pagamentos.
  • Canal de comunicação direto com a imobiliária
    Os usuários indicadores podem entrar em contato com a imobiliária diretamente através do aplicativo para sanar qualquer dúvida que possa surgir sobre as indicações e quando forem respondidas receberão notificações sobre a resposta da imobiliária.

Algumas formas de divulgar o seu marketing de indicação para ter mais usuários enviando Indicações para você:

Baseado na experiência com nossos clientes, vou listar algumas possibilidades de divulgar seu marketing de indicação na sua região:

  • Campanhas locais pela cidade
    Faça com que sua campanha seja amplamente divulgada pela cidade das mais variadas formas possíveis. Temos casos de sucesso que divulgam suas campanhas em adesivos de ônibus, banners públicos, medidores de temperatura do clima e relógios espalhados nas praças da cidade, entrega de folders na região de atuação, em condomínios e campanhas de rádios e TVs regionais. São várias as formas de fazer isto acontecer e cada uma demanda um investimento para ser feito, alguns investimentos mais altos e outros mais baixos, cada um com o retorno equivalente ao custo da campanha efetuada.
  • Campanhas nas redes sociais
    Divulgar constantemente seu marketing de indicação é essencial para ter o sucesso esperado. Faça vídeos de depoimentos dos usuários mais próximos da sua imobiliária que possam dizer como usam e geram renda extra pelo seu aplicativo. Faça posts regulares em todas suas redes sociais sobre sua campanha.
  • Campanhas pagas no Facebook, Instagram e Youtube
    Campanhas pagas para divulgar o seu marketing de indicação é uma ótima pedida. Com baixo custo, você pode alcançar muitas pessoas. Um bom mapeamento da sua região de atuação e do público que vai te enviar indicações, é uma forma bem efetiva de criar campanhas pagas com alto retorno sobre o investimento.
  • Eventos online
    Eventos online para mostrar como funciona o seu marketing de indicação, e como as pessoas podem gerar renda extra é uma boa pedida para trazer novos indicadores, estabelecendo autoridade e divulgando seu marketing de indicação. Você pode aproveitar estes vídeos após os eventos para fazer campanhas pagas.
  • Parcerias
    Parcerias com sindicatos de síndicos, condomínios, prestadores de serviços imobiliários, fornecedores e apoiadores do setor é uma ótima forma de divulgar com sucesso o seu marketing de indicação.

Como montar a minha primeira campanha de indicação e os cases de sucesso:

Este é um dos questionamentos mais frequente entra as imobiliárias atualmente antes de iniciar uma campanha. Nós vamos mostrar os principais cases de sucesso e suas campanhas de entrada.

Como exemplo, a famosa Startup de 1 bilhão de dólares Quinto Andar: é principalmente pelo marketing de indicação que ela faz sua captação de imóveis e consegue chegar a números exorbitantes. O programa de indicação da Startup, paga atualmente, R$100 por indicações de imóvel publicado mais 10% do primeiro aluguel. Supondo que um imóvel indicado foi alugado por R$ 3.000, o indicador que enviou a indicação recebeu R$100 pela publicação + R$ 300 pela locação. Totalizando R$ 400 apenas por ter indicado um imóvel.

Outro case que vem ganhando força com a captação pelo marketing de Indicação com programa Indicasse é a Brognoli, uma das maiores imobiliárias da grande Florianópolis em Santa Catarina. Desde fevereiro de 2019 quando implantaram sua campanha de indicação até hoje captaram aproximadamente 420 imóveis indicados com mais de 60 negócios fechados de locação e 4 negócios de vendas. Gerando mais de R$ 40.000 em renda extra para os indicadores e economizando próximo do mesmo valor com estas captações.

O último case apresentado será a Ops Ganhei, o programa de indicação da Apolar Imóveis em Curitiba no Paraná. Utilizado em todas franquias da rede eles pagam R$150 por imóvel publicado e utilizam para receber indicações de um amplo público, inclusive corretores da própria imobiliária.

Nosso aplicativo faz as indicações acontecerem na palma da mão!

Veja abaixo o Webinar com CEO da Brognoli, Eduardo Barbosa, sobre a implantação do Marketing de Indicação na Imobiliária:

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