Os principais segredos do pós-venda

Os principais segredos do pós-venda
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Venda realizada! Agora é hora de se despedir do cliente e desejar felicidades na casa nova, certo? Errado! Se sua imobiliária não pratica o pós-venda, saiba que você pode estar perdendo boas vendas por conta disso! 

Se você quer se destacar e ser referência, deve entender que clientes podem ser ótimos promotores da sua imobiliária, além de voltar até você caso estejam à procura de outro imóvel no futuro. 

Por isso, é imprescindível que sua imobiliária trabalhe o pós-venda e fortaleça os relacionamentos. Que tal começar com algumas ações simples mas que podem fazer a diferença na hora de analisar as métricas? 

Por que fazer o pós-venda?

Fidelização

A fidelização é um dos maiores benefícios do pós-venda, principalmente porque é cinco vezes mais barato você fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Se a sua imobiliária proporcionar uma boa experiência ao cliente, as chances de ele voltar a comprar com você no futuro é muito maior, principalmente porque o mercado imobiliário ainda é muito tradicional e há muito espaço para se destacar da concorrência. 

Marketing boca a boca

Da mesma forma que um cliente feliz pode voltar a comprar com a sua imobiliária, ele pode indicar você para outras pessoas. De acordo com a pesquisa global Trust in Advertising, da Nielsen, 83% dos participantes declararam que a opinião de pessoas próximas é o principal motivador das suas decisões de compra. 

Referência

Ser uma referência também é um benefício super importante, afinal se sua imobiliária se torna uma, a chance de mais pessoas tomarem conhecimento e procurarem você é maior! Essa vantagem também está bastante conectada com clientes fidelizados e indicações. 

Como fazer o pós-venda?

Comece com ordem na casa

Com tantos clientes e imóveis, saber organizar todas as informações é um dos primeiros passos, né? Por isso, ter um sistema como um CRM (Customer Relationship Management (CRM) é a melhor forma de ter todos os dados dos seus clientes de forma prática, com fácil acesso e que ajuda a automatizar os processos. 

Assim, quando sua imobiliária for realizar o pós-venda, terá todo o histórico durante o processo de compra de cada cliente. Essas informações serão preciosas para o pós-venda, isso mostrará ao cliente que você se importa e o conhece muito bem!

Seja acessível

Mesmo com a venda fechada, é possível que o cliente se dê conta de algum problema no imóvel depois que começou a se instalar de fato. Nesse caso, é sempre importante que sua imobiliária se mostre acessível e disponível para ajudar com quaisquer dúvidas ou problemas que surjam. Além disso, também vale deixar alguns contatos de profissionais que podem ajudar com reformas ou mudanças no imóvel novo. 

Banner Estratégias de Captação

Se o cliente for novo na região, que tal deixar também algumas referências de lugares úteis como mercados, hospitais, farmácias e etc?

Faça o follow-up 

O follow-up é uma técnica simples: entrar em contato com o cliente após a conclusão da venda, seja pessoalmente ou através do telefone. Essa é uma forma de agradar o cliente e garantir que ele esteja satisfeito tanto com o imóvel que ele adquiriu quanto com o atendimento que lhe foi dado. 

Peça feedbacks

Vai fazer o follow-up? Que tal aproveitar e já pedir um feedback? Não fique com receio porque é super importante entender qual foi a percepção de cada cliente e buscar melhorar qualquer ponto que seja levado até você, assim os próximos atendimentos e produtos estarão mais de acordo com o que o seu público quer.

Muitas imobiliárias utilizam o NPS (Net Promoter Score) como um indicador para medir a satisfação dos clientes. Esse índice de satisfação (NPS) também é muito usado em sites e blogs de imobiliárias como prova social*.

*A prova social é uma estratégia utilizada pelo neuromarketing e consiste em mostrar que o produto ou serviço de uma marca já foi adquirido por outros clientes.  

Mantenha uma cadência de contato

Já vimos que manter contato com os clientes após a venda é importante, certo? Mas como fazer isso com cadência e de forma que não tome tanto tempo? O e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta para isso!

A automatização de e-mails pode ajudar muito a manter o relacionamento e informar sobre promoções, eventos ou outras ações que sua imobiliária estiver proporcionando. Mas lembre: ao invés de apenas ficar mandando e-mails aleatórios, monte um fluxo de automação que faça sentido o cliente percorrer. Uma dica é apostar em conteúdos! 

Agora você já tem em mãos algumas dicas importantes para melhorar ou iniciar o seu pós-venda e pode aumentar suas taxas de conversão! Mas como está a captação de imóveis? 

Na Captei, tanto um corretor de imóveis como uma imobiliária, com CRECI ativo, podem buscar o endereço desejado e a ferramenta informa quem é o proprietário e seus dados de contato. Além disso, é possível utilizar o CRM para fazer a gestão dos clientes, fazer o agenciamento e avaliação dos imóveis e muito mais. Tudo isso na tela do seu computador ou ainda na palma da sua mão! 

Conheça a Captação de Imóveis e o Marketing de Indicação da Captei!

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