Confira 7 tendências para o mercado imobiliário

6 minutos para ler

O mercado imobiliário é bastante dinâmico e tem passado por uma intensa mudança. A razão se deve principalmente aos novos hábitos dos consumidores e à evolução das ferramentas digitais. Na verdade, a transformação digital tem atingido todos os setores, e o de imóveis não poderia ficar de fora.

Diante disso, é fundamental que os profissionais da área se mantenham atualizados sobre o que ocorre nesse segmento. Então, listamos as principais tendências do ramo para que você não fique por fora do que está acontecendo. Acompanhe!

Powered by Rock Convert

1. Anúncios inteligentes

Não há dúvidas de que o mercado imobiliário não sobrevive sem publicidade. Como a transformação digital nos tornou muito mais conectados, as imobiliárias passaram a investir em anúncios online com frequência. No entanto, há algo ainda mais inovador: os anúncios inteligentes.

Funciona da seguinte maneira: o sistema recebe a notificação de que um novo imóvel está disponível para locação ou venda. Em seguida, por meio do cruzamento de dados, a tecnologia identifica o público-alvo que poderia se interessar por ele.

A tecnologia também ajuda a saber qual formato de anúncio performa melhor para cada segmento de cliente. Diversos tipos de imagens, textos, títulos e layouts são testados para que seja possível saber qual impacta mais cada público.

2. Busca inteligente por interessados e proprietários

Muitas vezes, achar um bom interessado para um imóvel ou encontrar uma unidade que atenda com perfeição às demandas de determinado cliente não é uma tarefa fácil, nem rápida. A dificuldade e a demora são grandes causas da desistência de negócios. Mas a tecnologia também encontrou uma solução para esse problema.

A inteligência artificial consegue rastrear um proprietário que deseja colocar seu patrimônio para a venda ou locação, um imóvel com características específicas e até pessoas interessadas em algum item do seu portfólio. Isso aumenta o fluxo de negociações, além de torná-las mais eficazes e rápidas.

3. Avaliação mais precisa dos imóveis

Para precificar corretamente um imóvel, é necessário considerar uma série de fatores, que vão desde as condições atuais do bem até a situação econômica do país. Ou seja, não é um cálculo tão simples. Uma nova maneira de fazer a avaliação é por meio de softwares imobiliários que são alimentados com informações do mercado imobiliário.

Desse modo, basta adicionar as informações relativas ao imóvel que uma calculadora desenvolvida especialmente para esse fim realizará o cálculo com base em diversos parâmetros, com o objetivo de ter o resultado mais preciso possível do imóvel avaliado.

4. Atendimento com mais qualidade ao cliente

O relacionamento com o consumidor é cada vez mais importante. Diante do cenário atual, utilizar um CRM imobiliário se tornou fundamental. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta utilizada para coletar, armazenar e analisar dados dos públicos.

Essas informações são valiosas para conhecer a fundo as necessidades e os desejos do consumidor. Assim, é possível traçar estratégias eficientes para melhorar o atendimento, otimizar os processos, agilizar a burocracia e ter mais controle do negócio.

Ainda, o atendimento ao cliente está mais omnichannel, isto é, baseado em diversos canais de comunicação. Isso permite que ele escolha os meios para interagir com a sua imobiliária. Lembre-se de que um atendimento de excelência retém o cliente, conquista novos, gera indicações e, consequentemente, aumenta o resultado financeiro.

5. Marketing mais bem direcionado

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para conquistar clientes na era digital. Isso porque o acesso à informação aumentou significativamente com o uso da internet. Então, ao produzir conteúdo informativo em seu site, blog e redes sociais, você conseguirá atrair visitantes para as suas mídias sociais buscando informações iniciais sobre imóveis.

Após ele ter suas dúvidas iniciais esclarecidas, passará a consumir materiais mais profundos e que o direcionem para o seu negócio. Dessa forma, ele se tornará um lead, isto é, um consumidor em potencial.

Nesse ponto, ele chegará mais qualificado até você, que já terá em mãos todos os dados necessários para encaminhá-lo ao fechamento do negócio, como nome, contato, tipo de imóvel, local onde pretende morar, necessidades e tipos de soluções que precisa.

6. Tecnologia para agilizar os processos

Por se tratar de um investimento de alto valor, a locação ou a compra de um imóvel tende a demorar um pouco. Afinal, o cliente precisa estar certo de que aquela escolha é a que se encaixa em seu perfil.

Também porque há muita burocracia envolvida na negociação. Para resolver esse problema, a tendência é utilizar a tecnologia. Por exemplo, as fotos 360° ou a realidade virtual dão uma noção muito melhor ao cliente de como o imóvel é.

Caso realmente seja interessante, poderá agendar uma visita ao local utilizando algum canal digital de comunicação. Outro exemplo é a assinatura digital do contrato, uma inovação que torna o processo mais simples e rápido.

7. Marketing de indicação para captação de imóveis

É comum que as imobiliárias realizem o marketing de indicação informalmente. Para isso, pagam porteiros, zeladores, síndicos e outras pessoas que possam fornecer o contato de algum proprietário que queira alugar ou vender um imóvel. Contudo, gerenciar essa prática é bastante complicado, além de oneroso.

Esse obstáculo foi superado com o desenvolvimento de plataformas como a Captei|Indicações, que tem como objetivo a angariação de imóveis por meio de indicações de pessoas que tenham interesse em uma renda extra.

Basicamente, funciona assim: a partir das indicações recebidas, a imobiliária aciona um de seus corretores para contatar o proprietário do imóvel. Se a negociação com ele resultar em um anúncio, a pessoa que indicou é recompensada.

As principais vantagens da utilização dessa plataforma são o aumento e a atualização constante do portfólio, a captação de novos clientes e a redução de custos para a imobiliária.

Enfim, a tecnologia move as maiores tendências para o mercado imobiliário. Por esse motivo, é essencial contar com uma empresa especializada em soluções digitais para o segmento. Dessa maneira, seu negócio terá reconhecimento no mercado para ganhar competitividade frente aos concorrentes e comemorar o aumento nos lucros.

Então, não deixe de visitar o site da Captei para conhecer melhor os nossos serviços!

Você também pode gostar

Deixe um comentário