Gestão imobiliária: aprenda as principais dicas para otimizá-la!

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Não há dúvidas de que o mercado imobiliário é bastante competitivo. Contudo, também oferece inúmeras oportunidades que, quando bem exploradas, trazem um retorno alto. Por esse motivo, é fundamental executar uma gestão imobiliária com base em técnicas e ferramentas estratégicas para se destacar no setor.

É muito comum que os gestores encontrem dificuldades na administração de seu negócio, afinal, o processo de venda e o de locação são recheados de detalhes que, se não observados, prejudicam a empresa de forma grave.

Pensando nisso, separamos dicas valiosas para você aumentar a sua carteira de imóveis, captar clientes, manter os antigos, reduzir as despesas e, ainda, melhorar os resultados financeiros da sua imobiliária. Acompanhe!

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Conheça o mercado

No cenário atual, é imprescindível acompanhar as mudanças do mercado, principalmente do setor imobiliário. Isso porque as decisões do governo e a situação econômica do país influenciam diretamente o segmento, que é bastante dinâmico.

Ainda há o fato de que novas regras para o financiamento e outras definições são alteradas com bastante frequência. Diante disso, o gestor precisa ficar atento às notícias sobre o mundo dos negócios e a economia.

Também é essencial conhecer bem o perfil do seu público-alvo, a fim de oferecer imóveis que atendam aos seus desejos e necessidades. Essa é a maneira mais eficaz de aumentar as chances de sucesso em cada negociação.

Tenha um bom planejamento

O próximo passo para uma gestão imobiliária eficiente é elaborar um planejamento estratégico com base em alguns pilares. O primeiro é definir a missão, a visão e os valores da sua empresa. Enquanto a missão se refere à razão pela qual o negócio existe, a visão aponta onde ele deseja chegar. Por sua vez, os valores envolvem os princípios que regem o trabalho na imobiliária.

Em seguida, é preciso estabelecer metas e objetivos, além de traçar estratégias para alcançá-los. Por fim, deve-se acompanhar e mensurar os resultados obtidos. Por meio de indicadores (como a taxa de conversão de clientes), é possível verificar se as estratégias deram certo e se precisam ser ajustadas ou modificadas totalmente.

Organize os processos internos

Os serviços de corretagem imobiliária envolvem transações de locação, compra, venda, financiamentos e, em alguns casos, administração de condomínios. Cada uma dessas tarefas conta com um processo relativamente complexo e minucioso. Logo, é comum haver o acúmulo de atividades ou serviços burocráticos.

Vale ressaltar que qualquer entrave com algum documento pode inviabilizar uma negociação, causando prejuízo para a imobiliária. Assim, é preciso criar uma rotina para as tarefas do cotidiano, de modo a não sobrecarregar os profissionais, nem prejudicar os clientes. O ideal é contar com sistemas inteligentes de gestão. Após incluir os registros necessários, bastam alguns cliques para ter qualquer informação em mãos.

Mantenha um controle financeiro

Não há como falar da administração de um empreendimento sem citar o controle financeiro. De fato, fazer o acompanhamento de todas as finanças de uma imobiliária é uma tarefa complexa. Afinal, normalmente a principal receita vem das vendas, que não são iguais em todos os meses.

Entretanto, há despesas fixas, como água, luz, folha de pagamento, entre outras. Ou seja, é preciso equilibrar receitas irregulares com gastos incessantes. A solução é utilizar um software financeiro para ter um controle rígido sobre as contas a receber e a pagar. Por meio dos relatórios gerados automaticamente, pode-se administrar as finanças de forma eficiente.

Monte uma boa carteira de imóveis

A compra, venda ou locação de imóvel envolve um investimento de alto valor. Dessa maneira, o cliente só fechará negócio se encontrar uma unidade que atenda aos seus anseios e necessidades. Caso ele não veja, em sua imobiliária, um modelo que se enquadre nesses pontos, certamente procurará os serviços da concorrência.

Portanto, tenha uma boa quantidade de opções para oferecer aos clientes. Estude seu público-alvo, trace seu perfil e invista nesse tipo de imóvel. Quanto mais unidades constarem no portfólio, maiores serão as chances de sucesso nas negociações.

Aperfeiçoe o relacionamento com o cliente

O fluxo de clientes é o que mantém um empreendimento. No caso do mercado imobiliário, há um público bastante diversificado, que vai desde um proprietário de um único imóvel até grandes investidores. Cada um está em busca de unidades com características específicas, pois têm objetivos bastante particulares.

Então, é essencial estar sempre atento às necessidades de cada interessado que procura a imobiliária. Trate cada um deles de forma única, transmita confiança e acompanhe tudo o que diz respeito a esse público.

Além disso, invista em um bom CRM, isto é, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Essa ferramenta ajuda a reunir todas as informações referentes ao seu público, agilizando e tornando o processo mais eficaz.

Invista em tecnologia

O surgimento de novas tecnologias tem impactado não apenas nossas atividades pessoais, mas também a forma como consumimos e trabalhamos. As inovações são excelentes aliadas na gestão imobiliária porque otimizam os processos e aumentam a produtividade.

Os sistemas mais completos e modernos coletam, armazenam e cruzam inúmeros dados para fornecer informações valiosas e precisas aos gestores. Por meio deles, é possível:

  • captar imóveis dos principais portais imobiliários do mercado;
  • fazer uma busca inteligente de proprietários por meio de anúncios ou localização;
  • avaliar os imóveis da carteira com mais precisão, com a utilização de uma calculadora que considera diversos parâmetros imobiliários;
  • utilizar um CRM desenvolvido especificamente para a pauta imobiliária;
  • economizar tempo nos processos;
  • simplificar a burocracia que envolve as negociações imobiliárias;
  • analisar o mercado;
  • conhecer melhor o próprio negócio;
  • obter relatórios atualizados em tempo real;
  • ter acesso remoto a todas as informações pertinentes a qualquer negócio do empreendimento.

Enfim, a gestão imobiliária está ligada diretamente à eficiência operacional. Assim, quanto mais você se dedica a ela, maiores serão suas conquistas. A organização dos dados de tudo o que envolve sua empresa permitirá fazer uma leitura estratégica do mercado, tomar as melhores decisões para se destacar no segmento e alcançar o sucesso pretendido.

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